Expectativas para o food service e confeitaria em 2024

As previsões para o mercado de food service em geral, incluindo confeitaria, no ano de 2024 são otimistas. Elas trazem um crescimento pós-recuperação do período de pandemia. Não só pelo retorno ao presencial e novos hábitos de consumo, mas também por mudanças econômicas.

 

Uso da tecnologia, sustentabilidade e franquias estão entre as expectativas de alta para o ano que se inicia. A Fábrica de Bolo Vó Alzira está atenta e pronta para seguir como uma das melhores oportunidades em franquia de confeitaria no ano de 2024, neste cenário que promete ser tão positivo.

 

Insights de um dos maiores eventos do food service

Um dos maiores eventos do mundo aconteceu em janeiro na cidade de Nova York, o NRF Big Show, e trouxe algumas novidades e previsões para 2024. Elas prometem fazer o segmento evoluir e nos estimula a ficar atentos.

 

  • Geolocalização: não é de hoje que a tecnologia faz parte do varejo de food service, mas a tendência é ela ocupar cada vez mais espaço, como o uso do geofencing, a tecnologia de rastreamento, via GPS de veículos ou sistemas de localização de celulares. Através dele, é possível enviar mensagens quando o cliente estiver no perímetro oferecendo algum tipo de solução ou informativo. É uma forma de criar vendas de oportunidade.

 

  • Presença de IA: o uso de inteligência artificial deve estar presente desde a gestão do negócio, como pedidos e pagamentos, até questões ligadas à segurança das lojas. Vários processos do varejo em geral serão modificados pela IA, e o segmento de food service não vai ficar de fora.

 

  • Automação: a passos tranquilos, a automação de serviços no food service e na confeitaria vai ganhando espaço, como cardápios em totem e tecnologia touchscreen. Mas esse é só o começo. Quanto mais a cultura da automação penetra nos hábitos das pessoas, mais rápido será assimilada pelos negócios ligados à alimentação.

 

  • Retail media: entender o ponto de venda não só como lugar de consumo, mas de atração e divulgação, tem feito crescer o uso de mídia programática, mesmo em pequenas redes de lanchonete e confeitaria.

 

  • Experiência: a experiência no food service é um ponto certeiro para 2024. Cada vez mais entender o consumo, também como uma experiência que deve ser rica e positiva, faz todo o sentido na diferenciação da concorrência.

 

Sustentabilidade e comfort food na confeitaria

O tema da sustentabilidade perpassa qualquer setor, desde a indústria ao varejo e serviços. Não seria diferente com food service e a confeitaria. Nesse sentido, práticas sustentáveis como reaproveitamento e diminuição de resíduos e desperdício ganham a preferência do consumidor. Essas demandas da sociedade têm afetado os processos de todo o segmento de alimentação.

 

Da mesma forma, ainda que hábitos saudáveis e voltados para o veganismo venham ganhando espaço e simpatia, a comida que traz conforto, como um bolo simples ou confeitado com café, segue na disputa pela preferência. Aliás, é justamente o hábito saudável que tem levado as pessoas a consumirem, sem culpa, algumas guloseimas de vez em quando.

 

Assim, o food service e a confeitaria devem prestar atenção às posições e hábitos das pessoas em relação à sustentabilidade e às preferências do comfort food. São formas de desenvolver os negócios conectando-os ao que há de mais contemporâneo na sociedade.

 

Pegar para levar

O delivery segue com tudo quando o assunto é food service, mas a prática do levar para comer em casa tem seu espaço, principalmente em se tratando de confeitaria. As novas gerações, por exemplo, já introjetaram que a entrega de comida é uma forma preferencial de ter acesso aos produtos que querem.

 

Pensando nisso, a Fábrica de Bolo Vó Alzira investe nas vitrines de bolos e salgados para encher os olhos dos consumidores que chegam a fim de levar um bolo para casa, para o consumo diário ou para uma celebração.

 

E isso pode ser feito no sistema take and go (pegar na loja e levar para casa) ou mesmo no delivery, que garantiu à marca o número de 1,2 milhão de entregas somente em 2022.

 

As tendências para a confeitaria em 2024 não deixam dúvidas: já é tempo de você se tornar um franqueado da Fábrica de Bolo Vó Alzira. Entre em contato. https://conteudo.voalzira.com/seja-um-franqueado

Deixe seu comentário